Aqueles que têm um sonho...


“Veja o leitor a comparação que melhor lhe quadrar, veja-a e não esteja daí a torcer-me o nariz, só porque ainda não chegamos á parte narrativa destas memórias. Lá iremos. Creio que prefere a anedota á reflexão, como os outros leitores, seus confrades, e acho que faz muito bem... Acabemos de uma vez com o nosso emplasto”. (Machado de Assim – Memórias Póstumas de Brás Cubas ).
Eu e minha mania de querer saber muito sobre tudo, não é ao certo mania, só curiosidade. Buscar por sabedoria! O grande potencial humano é o Pensar, mas nem todos sabem utilizá-lo para proveitos maiores. As pessoas se convencem de que estão certas com as próprias mentiras, se sentem seguras sobre os outros, mas vêem duvidas em si mesmas. E foi nas palavras de Pilar, (não me recordo em qual livro, acho que em “Na margem do Rio Piedra”), onde diz as seguintes palavras: “Descobri o que precisava descobrir – Que a verdade sempre está onde existe Fé”.
Mas como posso negar o que está na minha frente?? Minhas razões são apenas desculpas. Quando saberei que chegou a hora certa de mudar e entender que muitos simplesmente não se importam, não entendem??? Sendo assim só resta minha vontade. Mas então o dia passa e percebo que nada fiz para mudar, só então observo o dia deles, parecem sempre iguais: Que graça isso tem?? Ééhh as coisas mudam e só agora percebi a possibilidades de mudar a mim mesma. (Bem aventurados os que podem dar os primeiros passos). Só que sempre existe aquele momento em que precisamos pensar se vale à pena tanto esforço; se a coisa começar a fazer sentido, Sim Vale à pena, e se tiver que cair que seja de lugares bem altos. (“Vamos nos jogar onde já caímos. Vamos mergulhar do alto onde subimos” - Moska).
“Tenho uma vida pela frente, e preciso usá-la da melhor maneira possível. Se tem que fazer alguma escolha, que faça logo. Ou então eu espero, mas esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos”... “Não devemos controlar aquilo que deve estar sempre em liberdade: Nossos Pensamentos”... É preciso correr riscos, deixar que o inesperado aconteça mesmo sabendo que vamos ter momentos difíceis e que vamos enfrentar desilusões, tudo será passageiro. No futuro vamos olhar para trás com orgulho. “E pobre de quem teve medo de correr risco. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: ‘O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida’”. “A perseverança é favorável”. (Citações do mesmo livro no qual me referi anteriormente).
Ahh como os Sonhos dão Trabalho!!!

Café filosófico.





Café filosófico: por Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Ricardo Goldenberg
“’Quando somos jovens buscamos independência e sabedoria, mas, quando a alcançamos estamos velhos e desejamos de volta o vigor da juventude. Será que passamos a vida esperando pela idade em que seremos plenamente felizes?’”
‘Vivemos expectativas, fracassos, inquietações, e a consciência da dor. O ser humano procura por um sentido na religião, na ciência, nas utopias. Ou então, procura uma total ausência de sentido.’
‘As utopias só não construíram fantasmas coletivos. Outros fantasmas, com nomes próprios, vieram à noite visitar os sonhos e pesadelos dos indivíduos em suas pequenas vidas comuns. E o que faz o indivíduo sozinho, à noite, no seu quarto, diante desses fantasmas? Para além dos grandes processos políticos e sociais, o que significou, em nosso cotidiano, vivermos sob a tutela de um projeto de perfeição? Como cada um de nós, na solidão da vida e de suas pequenas decisões que formam a malha quase invisível em que respiramos, viveu esta obsessão pela vida perfeita?’
‘Uma visita à concepção trágica da vida pode ser um recurso de enfrentamento dos fantasmas da utopia na medida em que coloca o homem diante de uma indagação ancestral: somos senhores de nosso destino? Qual o alcance da liberdade humana? No que os processos utópicos foram causa de uma modernidade covarde? Vida perfeita, amor perfeito, personalidade perfeita, liberdade perfeita, juventude eterna, todos fantasmas de um mal infinito. Seria a tragédia uma visão mais madura da condição humana?'
‘Utopias da personalidade, do amor, da liberdade, do conhecimento, varreram nossas vidas. Talvez a cura passe pelo enfrentamento da imperfeição e do conflito como universo último da vida. Seríamos, afinal, uma pequena alma que sabe mais do que deve, mas nunca tudo o que precisa? Enfim, teríamos diante de nós o risco de sermos um ser sem sentido último e sem certezas? Seria esta uma forma mais livre de viver? A imperfeição como horizonte?
O acúmulo das ciências da alma (psicologia) gerou uma grande ansiedade de autoconhecimento. Qual o resultado, a esta altura, deste acúmulo? Haverá uma relação necessária entre autoconhecimento e felicidade? Ou, ao contrário, a ampliação da consciência implicaria maior dificuldade de autoengano e, portanto, um impacto causado pela inquietação, este outro nome para a consciência? O que ganha e o que perde quem busca conhecer a si mesmo? Seria o oráculo de Delfos, afinal, uma maldição? Grande parte do que se passa na cabeça humana não se deve jogar luz, pois traz monstros a tona. Vá a diante, fale tudo que ninguém quer ouvir, o que todo mundo sabe mas não agüenta ouvir.
“Aquele que pode dizer que sabe de mim sou eu! “
Autoconhecimento uma miragem, o autoengano uma norma.
Nem sempre se sabe tudo sobre aquilo que se acredita.
O que é ser Humano? Um animal frágil que esconde seus medos?? Um corpo finito preso a uma alma que enxerga o infinito? Uma consciência que percebe a tragédia de viver?? Entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno, entre ser e não ser o ser humano procura por sentido. A saída pode estar na religião, na ciência, nas utopias. Ou o sentido da vida pode estar na total ausência de sentido? Como viver a meio tanta incerteza?


O que se torna Essencial??











Há coisas que acontecem para que possamos aprender um pouco mais sobre a vida, sobre as pessoas e suas complexas mentes. Alguns acontecimentos nos levam a compreender que uma oportunidade conduz diretamente a outra e nessas circunstâncias buscamos aproveitar ao
máximo tais oportunidades.

Mas quantas vezes a gente se encolhe de medo, se esconde??".Naquela madrugada eu quis dar a impressão de ser alguém forte mas tinha sido até então fraca e estúpida, assim como todos que estavam comigo naquela noite, mas foi ai que descobri o quão essencial é a família.
Cecília Meireles em um de seus poemas diz: Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, mas foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão.!”
Esse verso se aplica a apenas alguns momentos de minha vida, mas que com toda certeza não foi a infância, até por que naquela época nossa cumplicidade entre irmãos e primos era bastante escandalosa e obstinada, não havia silencio e muito menos solidão.
E quero agora expor uma idéia feliz. Alguns pensamentos felizes no cantinho das lembranças, boas memórias da ““infância de menina sozinha.””
Foi com eles que aprendi a manter um controle sobre-humano das emoções, juntos aprendemos a viver cada dia com alegria e exuberância desenfreada, aproveitar cada momento, apreciar coisas simples. E se pudéssemos mostrar aos seres humanos o que realmente importa: Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria." Mostrar que é na forma do sorriso que se pode demonstrar palavras que não se diz, pois atitudes conquistam mais do qualquer palavra. – Mas ai estava um porém, éramos apenas crianças, quem nos dava atenção???
Daí a gente cresce, e não vê mais o mundo com os mesmos olhos, não vemos mais a real beleza que se encontra no viver.
Nos afastamos?? Sim!! Mas se um dia a cumplicidade que tínhamos na infância acabar, então construiremos tudo novamente, cada vez de forma diferente. E em meio as incerteza, devemos é ter Fé, e Recomeçar, renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo, dar uma nova chance a si mesmo.” Essencial para a vida
Sejam os Amigos, Irmãos, Primos,(FAMÍLIA), todos são como anjos na terra que existem para superarmos as dificuldades e tristezas!!.