
“Veja o leitor a comparação que melhor lhe quadrar, veja-a e não esteja daí a torcer-me o nariz, só porque ainda não chegamos á parte narrativa destas memórias. Lá iremos. Creio que prefere a anedota á reflexão, como os outros leitores, seus confrades, e acho que faz muito bem... Acabemos de uma vez com o nosso emplasto”. (Machado de Assim – Memórias Póstumas de Brás Cubas ).
Eu e minha mania de querer saber muito sobre tudo, não é ao certo mania, só curiosidade. Buscar por sabedoria! O grande potencial humano é o Pensar, mas nem todos sabem utilizá-lo para proveitos maiores. As pessoas se convencem de que estão certas com as próprias mentiras, se sentem seguras sobre os outros, mas vêem duvidas em si mesmas. E foi nas palavras de Pilar, (não me recordo em qual livro, acho que em “Na margem do Rio Piedra”), onde diz as seguintes palavras: “Descobri o que precisava descobrir – Que a verdade sempre está onde existe Fé”.
Mas como posso negar o que está na minha frente?? Minhas razões são apenas desculpas. Quando saberei que chegou a hora certa de mudar e entender que muitos simplesmente não se importam, não entendem??? Sendo assim só resta minha vontade. Mas então o dia passa e percebo que nada fiz para mudar, só então observo o dia deles, parecem sempre iguais: Que graça isso tem?? Ééhh as coisas mudam e só agora percebi a possibilidades de mudar a mim mesma. (Bem aventurados os que podem dar os primeiros passos). Só que sempre existe aquele momento em que precisamos pensar se vale à pena tanto esforço; se a coisa começar a fazer sentido, Sim Vale à pena, e se tiver que cair que seja de lugares bem altos. (“Vamos nos jogar onde já caímos. Vamos mergulhar do alto onde subimos” - Moska).
“Tenho uma vida pela frente, e preciso usá-la da melhor maneira possível. Se tem que fazer alguma escolha, que faça logo. Ou então eu espero, mas esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos”... “Não devemos controlar aquilo que deve estar sempre em liberdade: Nossos Pensamentos”... É preciso correr riscos, deixar que o inesperado aconteça mesmo sabendo que vamos ter momentos difíceis e que vamos enfrentar desilusões, tudo será passageiro. No futuro vamos olhar para trás com orgulho. “E pobre de quem teve medo de correr risco. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: ‘O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida’”. “A perseverança é favorável”. (Citações do mesmo livro no qual me referi anteriormente).
Ahh como os Sonhos dão Trabalho!!!