“Solução Mágica para Aliviar transtornos Humanos...”


Há coisas que aprendo das quais jamais me esqueço, são lições que levo por toda a vida, lições que tiro de simples experiências, de lugares que ninguém percebe. Elas estão em músicas, poemas, gestos, atitudes, livros, especialmente em livros. Ultimamente tem sido com surpreendente facilidade que me recordo de passagens de livros do quais me fizeram refletir por tempos, mas que nunca compartilhei tais pensamentos.
Sendo assim, aqui vai um pequeno trecho de “O VENDEDOR DE SONHOS – AUGUSTO CURY”. Mas antes me deixe contar como aprendi a vender sonhos : :
    Estávamos ali a arrumar arquivos e notas fiscais, caixas e mais caixas em uma minúscula salinha. Conversávamos, eu e aqueles dois geniais rapazes que primeiro destruíram minha “Visão de mundo”, mas que depois transformaram todos aqueles pensamentos individualistas e egocêntricos. Debatíamos sobre tudo, sociedade, política, religião, filosofia, ciência. A cansativa jornada de trabalho se tornara pouca para nossas intermináveis conversas que nos faziam voltar atrasados do horário de almoço. Rsrs.
    E depois de perceber que eu ali na minha pequenez, a garotinha de poucas palavras, era uma das poucas pessoas que realmente gostava de ouvir suas teorias e que sempre batia de frente quando discordava com qualquer um de seus pensamentos sobre a “sociedade”, era ela única que sempre tinha dúvidas e que sempre fazia cada vez mais e mais perguntas nas quais ele mesmo se deixava pensativo com as mesmas duvidas, como se...Não pensei nisso antes.  Mas um dia a conversa foi diferente e durou por pelo menos um mês nos intervalos entre almoço e jornada de trabalho. Um diálogo simples em torno do mesmo assunto por horas. Uma única pergunta, ali integra, feita sem rodeios:
   (J) - Posso te vender um sonho??

   Os olhos da garotinha se iluminaram, mantinha a expressão séria, porém seu olhar jamais conseguiu enganar seus sentimentos. - Estava por vir mais um desafio, mais uma teoria inusitada onde as perguntas começariam a surgir sem parar até obter a ultima gota desse novo pensamento?? Não! Desta vez não! Desta vez foi diferente.Então, sempre ela respondia suas perguntas com outras perguntas, era a forma mais fácil de desviar daquilo que não queria falar, ou não sabia como responder.
   
(D) – E como é que se vende um sonho??

Um sorriso torto no cantinho da boca apareceu como se pensasse:- Ela sempre faz a pergunta certa.” E assim começou a contar toda história daquele livro que lera semanas atrás mas que ainda não havia terminado.

(...)
 “    - Os que de alguma forma vendem sonhos por meio  de sua inteligência, crítica, sensibilidade, generosidade, amabilidade. Os vendedores de sonhos são frequentemente estranhos no ninho social. São anormais. Pois o normal é chafurdar na lama do individualismo, do egocentrismo, do personalismo. ‘O seu legado será inesquecível’.”
(...)
“    - Quando considero a brevidade da existência dentro do pequeno parêntese do tempo e reflito sobre tudo o que está além de mim e depois de mim, enxergo minha pequenez. Quando considera que um dia tombarei no silêncio de um túmulo, tragado pela vastidão de existência, compreendo minhas extensas limitações e ao deparar com elas, deixo  de ser deus e liberto-me para ser apenas um ser humano. Saio da condição de centro do Universo para ser apenas um andante nas trajetórias que desconheço...”
(...)
“Todo pensador deve andar por ares nunca antes percorridos.”
“ Minhas armas são as idéis, mais poderosas, mais penetrantes, minha identidade é o que sou e quem não revela a identidade esconde sua fragilidade...”
(...)
(Algo que ele com frequência repetia: )
“ – Usamos teorias para decifrar a mente Humana.(...) – Deus, livrai-me dos “normais”! –
(...)
“- A dor nos cega e a frustração nos enburrece...”
“- Sem filosofar a vida, viverão na superfície. Não perceberão que a existência é como os raios solares que desapontam solenemente na mais bela aurora e se despedem fatalmente no acaso...”
(...)
“- É na insignificância que se conquistam os grandes significados, é na pequenez que se realizam os grandes atos.”

...E por semanas ouvira com atenção, foi então que depois de todas as provocações filosóficas surgiu a decepção. - Como assim ele não queria contar como terminava o livro?
Como sempre as perguntas e questionamentos vinham, mas foi a primeira vez que a garotinha não soube como expressar suas pequenas e insignificantes opiniões, não soube como buscar argumentos, não soube organizar suas idéias e expor-las. Ele a desconsertara deixara sem defesas. Então resolveu calar-se, o silêncio dizia por si só, ela havia entendido não como vender um sonho, mas havia encontrado um caminho para...
   - Acabara de comprar um sonho...sem ao menos compreende-lo direito, e mesmo com todas as perguntas em sua cabeça sabia que seria um erro fazê-las, seria esmagada. Então descobriu que consentir também poderia ser uma maneira fácil de fugir do que não queria enfrentar. E ela apenas sorriu ao ouvir uma pergunta, agora diferente:

(J) – Vamos vender sonhos??
Ele mais um vez me ensinou algo valioso...

Ele sim dizia coisas, idéias, que trasformavam...
Me mostrou outros caminhos...

23 comentários:

  1. Muito belo seu poste, uma forma única de interagir com o ser humano...
    Parabéns!
    Bjs
    Mila Lopes

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, amei o Blog, amei tudo. Já estou lhe seguindo...

    Bjs,

    Hubner Braz
    hubnerbraz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei caminhar por suas palavras...a proposito tem um sonho pra mim por aí??
    Gostei muito...
    Beijinho
    Aryane Pinheiro.:
    Brilho da Lua

    ResponderExcluir
  4. Vamos... e torná-los realidade.

    ResponderExcluir
  5. fiquei morrendo de vontade de ler "o Vendedor de sonhos", acho que vou ve-lo assim que terminar de ler "A menina que roubava livros"

    As vezes eu acho que alguem precisa vir até mim e acabar com a minha "visão de mundo".
    Adorei o teu post, otimo mesmo, me fez pensar e repensar em algumas perguntas e atitudes!
    Beijão
    continue sempre escrevendo essas coisas lindas!

    ResponderExcluir
  6. que bom voltar aqui.que bom teu blog.
    Tenha um feliz domingo .
    Maurizio

    ResponderExcluir
  7. Oi Danny!
    Também fiquei curiosa! Não lio licro ainda... Seu post me fez pensar na possibilidade de que além de vender sonhos podemos inspirá-los... e talvez o façamos a todo momento e sem perceber às vezes... e talvez esses momentos tenhyam haver como que você disse... "Há coisas que aprendo das quais jamais me esqueço, são lições que levo por toda a vida, lições que tiro de simples experiências, de lugares que ninguém percebe. "
    Beijo grande e bom domingo! Adoro passar por aqui, sempre algo gostoso pra pensar....

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela a visita!
    Eu gosto muito dos livros de Augusto Cury, o vendedor dos sonhos é um grande aprendizado.
    Os livros as vezes nos conduz as grandes inspirações e nos ensina grandes lições de vida.
    Continue lendo e sempre escrevendo essas coisas lindas!

    Beijos.

    Lucimar

    ResponderExcluir
  9. Eu detestei esse livro "O vendedor de sonhos". Ele fica em círculos e tenta dar ao vendedor uma roupagem mística que eram vistos em figuras como Cristo ou Buda. Mas por outro lado, a sociedade de hoje precisa aprender a "comprar" sonhos...

    ResponderExcluir
  10. Oi Danny,
    Vamos sim
    eu acho que é impossível viver sem sonhos
    a vida não teria sentido algum
    Linda postagem
    Que vc tenha uma linda semana
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é muito positivo
    beijinho

    ResponderExcluir
  12. Que coincidencia!
    Nossos caminhos são muito semelhantes...

    Muito bom ver a evolução de alguém fluindo entre suas palavras.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Não sou lá mto fã deste tipo de livro, talvez precise de um pouco de sonhos, a realidade é dura demais as vezes não é?

    Lindo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gostei do teu post. Eu já li várias vezes o livro 'O vendedor de sonhos' e é sempre uma descoberta.

    ResponderExcluir
  16. Vamos sim, vamos vender sonhos...
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei do blog! Estou te seguindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente genial! Vc escreve com uma leveza extraordinária, adorei conhecer seu espaço e o seu pensar, compartilho do mesmo sentimento que vc,

    Muito obrigada pela visita!Bjs!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, grato pelo comentário e parabéns pelo teu blog. Ótimo teus textos. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. O livro é ótimo mesmo, faz qualquer um refletir sobre a vida e seu significado. Parabéns pelo blog, quando der dá um pulo no meu.
    Abraços e já tô seguindo!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

PENSAMENTOS::