Aprendendo a viver

(Foto: Blog lucianapenidopsi)

Estou a Ler o Livro Aprendendo a viver de Clarice Lispector, e como boa leitora mergulho em cada cronica ali escrita, como se fosse eu a protagonista. Todos nós, ao ler um livro, sempre encontramos um trecho ou outro que condiz exatamente com aquele momento em nossa vida. Então essa e as próximas postagens, provavelmente irão encontrar trechos de Clarice e isso pelo fato de que estão a me ensinar algo ou que simplesmente se encaixam perfeitamente em tal momento de minha vida.

 Lhes conto aqui que nunca fui de sorrir por coisas engraçadas, e sim sorrir por simplesmente reparar em detalhes que transformam a viva. 
 Como as tardes no parque, sentada a grama observando a felicidade momentânea das crianças a brincar, a migração das formigas pela terra, o barulho da garoa batendo na janela, o ventilador ligado, o cheiro da grama recém cortada, aquela concentração imensa ao tocar uma música no violão e tentar não errar, o tic-tac do relógio que logo antes de dormir só nele se presta atenção tentando fazer a respiração entrar em ritmo com o tempo que ali está sendo contado, até que devagarzinho vai se pegando no sono. 
 São esses segundos de calma que fazem meu coração emanar um sentimento feliz. E como contou Clarice: "Sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava uma menina feliz."
 Tal sede talvez não exista mais, porém um quase tudo me arranca um tímido sorriso.





2 comentários:

  1. Danny... Minha eterna querida! Sua passagem em meu blog me deu uma nostalgia imensa. Agradeço seu carinho doce de sempre.Visite meu outro blog. Tenho tido pouco tempo para estar aqui. Mas vc não saiu do meu coração.

    http://versosvermelhos.blogspot.com

    Bjos

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Ao chegar ao seu blog fiquei encantado por aquilo que encontrei aqui, demorei um pouco ver e ler algumas coisas, e posso dizer que seu blog está feito com bom gosto, dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes, desejo que continue com boa imaginação, dando-nos sempre boas mensagens. Tenho um blog , O Peregrino e Servo, é um blog evangélico, mas também tem poesia culinária e mais algumas coisas. Se desejar visitar meu blog ficarei radiante.
    Deixo as minhas saúdações , e a paz de Deus para sua vida.
    Ps. Se seguir eu queria deixar um conselho, só sigo os blogs que consigo encontrar. Por isso se deseja que eu siga seu blog, é melhor deixar forma de encontrar o seu blog.
    António.

    ResponderExcluir

PENSAMENTOS::